IMG_6407

Recebemos 482 inscrições de jovens oriundos de todos os cantos de São Paulo. Mas não foi a quantidade de interessados que nos surpreendeu, foi a qualidade das pessoas que se mostraram disponíveis em participar do nosso projeto. Tínhamos só 40 vagas, então, fomos obrigados a fazer uma pré-seleção, tarefa ingrata e muito difícil se ser executada. Foram 16 horas de entrevistas com 271 pessoas absolutamente incríveis. Suas histórias de vida e sua maneira de enxergar a arte nos emocionou e tornou mais complicada nossa missão: selecionar 40. Mas chegamos a uma lista de 45.

As aulas começaram, e ver o pessoal descendo da van na sede da Cia. de Teatro Heliópolis foi uma grande emoção. Jovens vindos de regiões periféricas e de outras cidades como Campinas, Santos, Franco da Rocha, Ferraz de Vasconcelos e por aí vai. Gente que demora até 3 horas para ter acesso a um sonho: o fazer cinematográfico.

IMG_6398IMG_6417

Francisco Garcia mostrou a eles qual é a função de um diretor em uma obra audiovisual.
Rafael Primot lhes mostrou os princípios para a construção de um roteiro.
Mas as aulas foram muito mais do que isso. Ambos atestaram o que eles (alunos) já sabem e fazem – que é possível ser um artista realizador, botar a mão na massa e tirar do papel os sonhos guardados na gaveta.

E foi/é isso o mais importante para nós, do CINE INCLUSÃO, promover troca, dar oportunidade e, principalmente, dar acesso ao conhecimento.

Vamos que vamos!!!

DANIEL GAGGINI